quinta-feira, 3 de março de 2016

Os meus livros #15 - Se isto é um Homem

Sinopse
Na noite de 13 de Dezembro de 1943, Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz em Fevereiro do ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado. Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta. Se Isto é um Homem tornou-se rapidamente um clássico da literatura italiana e é, sem qualquer dúvida, um dos livros mais importantes da vastíssima produção literária sobre as perseguições nazis aos judeus.


Sim, tal como nos conta a sinopse, este foi para mim um dos melhores livros que li sobre os campos de concentração nazi, e já li imensos, parece que é um assunto que nunca se esgota para mim e que em cada livro descubro algo novo, ainda mais horrível. O autor conta-nos a sua história de uma forma presente e sentida mas também distante e objectiva e nós vivemos os seus dias como se lá estivéssemos e percebendo a fragilidade física e a grandeza psicológica do ser humano, ao arranjar forma de sobreviver, ter vontade de lutar, adaptar-se a uma forma de vida nunca antes pensada e ainda assim ter momentos de sonho num futuro. Este livro é de facto aterrador e motivador. Há quem tenha sobrevivido e ainda possa contar a história, desta forma sublime, só assim é que hoje em dia podemos ter consciência daquilo que aconteceu e talvez não deixar que se repita. Talvez.

3 comentários:

  1. Quando estive internada em Novembro uma enfermeira falou maravilhas deste livro, andava eu a ler "os médicos da morte" vou ter que ler este.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, este é um assunto que por mais que se leia nunca conseguimos deixar de nos surpreender pelas atrocidades que milhões de pessoas passaram. Li essa livro há uns meses e às vezes sentia-me tão angustiada e pensava, caramba, uma coisa destas, mensalidades destas...podia eventualmente ter sido há muitos séculos atrás, mas foi num passado assustadoramente próximo. Esta temática é dura, mas é isso mesmo, serve para termos a consciência do que aconteceu para não deixarmos que se repita. Devia ser de leitura obrigatória a TODOS!

    ResponderEliminar
  3. Tenho esse livro na minha lista de espera para ler e agora fiquei ainda mais curiosa *

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...