terça-feira, 8 de agosto de 2017

Julgar o livro pela capa

É certo que o importante é o conteúdo, as páginas de história e de vida que acabaram de chegar. É certo também que já não consigo ler compulsivamente como o fiz em tempos, vou lendo e saboreando as páginas, já não as consigo devorar. Mas continuo apaixonada pelos livros, não saio de casa sem levar um comigo, carrego diariamente o peso da minha paixão, sem ele sinto-me nua, passeio-o também pela casa, como que trazê-lo comigo seja a coisa mais importante do mundo. Continuo a mimar e a cheirar os livros quando os recebo, continuam a brilhar-me os olhos a cada livro que acrescento à minha vida, continuo a dar importância a cada pormenor, depois de o cheirar tiro sempre o preço, não sou capaz de ter um livro com preço, os livros não têm valor, analiso a capa e a contracapa como quem inspecciona o Santo Graal da literatura, volto a cheirá-lo e guardo-o bem seguro com um sorriso verdadeiro e cheio de carinho, como aqueles que só se dão aos amigos. É certo que o importante é o conteúdo, as páginas de história e de vida que acabaram de chegar, os momentos agradáveis que vou passar com ele, as emoções, a aprendizagem, os pedaços de tempo e as vivências, mas ainda sim devia ser proibido comprar um livro com um capa e receber o livro com outra, as capas são o que por vezes nos fazem apaixonar, são uma parte do sentido que queremos dar à história, são uma forma de julgar o livro antes de o conhecer. Devolvam-me a minha capa, era aquela que eu queria. Que puta de mania que esta gente tem de estragar as capas dos livros.

7 comentários:

  1. Estimar um livro será sempre importante.

    ResponderEliminar
  2. Pode-se reclamar e conseguir-se o livro com a capa que se quer (já o fiz uma vez)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida de que, quando nunca ouvimos falar de um certo livro, a capa é importante para nos atrair. Por muito que, no fim de contas, não interesse muito...

    ResponderEliminar
  4. Eu quando andava a ler a Mizé do Ricardo Adolfo, as pessoas torciam sempre o pescoço para lhe ver o titulo :D

    ResponderEliminar
  5. acabei agora de constatar nas compras online, que a capa da Maria dos Canos Cerrados,na Wook é igual à tua capa e na Fnac é diferente (igualmente gira mas prefiro a da Wook) onde compraste loira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria dos canos cerrados na wook, mas a capa a que me refiro no post é de Milagre, que veio com outra capa, a minha nem imagem consigo encontrar e o livro que eu queria era o da capa que está na wook.

      Eliminar

Aqui não há censura...