segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Dias tão tristes, estes

O país está a arder, outra vez, tantas vezes. Adormecemos com medo e ansiedade e acordamos com as más notícias, outra vez, tantas vezes. A verdadeira dimensão de tudo isto só saberemos quando todos os fogos forem extintos, as imagens que vemos são horríveis e não podemos deixar de nos emocionar profundamente com os vídeos partilhados. As nossas serras estão a desaparecer, queimadas pelos fogos, as nossas casas, as nossas pessoas, a nossa gente e a nossa essência. 
Ontem trocava mensagens com uma amiga que ficou presa numa estrada, cercada pelo fogo de todos os lados, dizia-me que os mandaram abandonar os carros e descer até ao rio, a última mensagem dela antes de ficar sem rede era que já não conseguiam sair de lá, vivi horas de pânico até ter de novo notícias dela, até ela estar a salvo e me descrever o terror de tudo o que viveu, mas isso sei eu bem, passei pelo mesmo há uns anos atrás. O que mudou desde esse ano em que também eu me vi cercada pelo fogo? Nada. O país está só a arder, outra vez, tantas vezes. Não aprendemos com os erros, não fazemos nada para mudar, não protegemos tudo o que temos de bom e que é nosso, que somos nós.
Não há mais nada a dizer, já tudo foi dito, as palavras não servem de nada, para nada. O que precisamos é de revolta e de atitudes. 
E perante tantas imagens tão terríveis deixo uma de profunda beleza, deixo a da flor da esperança, tirada por alguém muito especial nas nossas montanhas queimadas, a flor que é a primeira a nascer e a mostrar que a vida continua e que é preciso reconstruir e renascer das cinzas. Que sejamos como a flor, que sejamos capazes de crescer no meio da destruição. E que a chuva caia lá fora. Até o país arder, outra vez, tantas vezes.


2 comentários:

  1. Arrepiei-me ao ler este texto, tão triste e verdadeiro... Que façamos florir a esperança e lutemos para tal, a partir de agora.

    ResponderEliminar
  2. Nem me apetece dizer nada Loira. Estou de coração partido, por aqui está tudo queimado....

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...