quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Os meus livros #1 - Noite (Elie Wiesel)



Sinopse


Nascido no seio de uma família judia na Roménia, Elie Wiesel era adolescente quando, juntamente com a família, foi empurrado para um vagão de carga e transportado, primeiro para o campo de extermínio, Auschwitz, e, depois, para Buchenwald. Este é o aterrador e íntimo relato do autor sobre os horrores que passou, a morte dos pais e da irmã de apenas oito anos, e da perda da inocência a mãos bárbaras. Descrevendo com grande eloquência o assassínio de um povo, do ponto de vista de um sobrevivente, Noite faz parte dos mais pessoais e comovedores relatos sobre o Holocausto, e oferece uma perspectiva rara ao lado mais negro da natureza humana. 






Noite foi a prenda de Natal da Joaninha e foi o livro com o qual terminei o ano velho e comecei o ano novo. Mais uma emocionante e comovente história sobre o Holocausto, por muito que leia sobre o assunto nunca me canso, nunca acho que me vou surpreender, nunca deixo de ficar tristíssima, nunca deixa de parecer que é, que foi irreal. Este é mais um testemunho da capacidade de sofrimento e de sobrevivência do ser humano.

2 comentários:

  1. Li em 2017 e recomendo este livro de Sónia Louro; O Cônsul Desobediente. De que deixo aqui um excerto:

    "Os sinos continuaram a troar, os de longe e os de perto. Estes pareciam repicar dentro da sua cabeça e no seu peito. Sentia como se dessem pancadas nas paredes. O que seria?

    Apressou-se para a sala, o vento que causou com a sua deslocação fez voar um dos seus recortes. Era de Junho de 1942, relatava o fuzilamento de trezentas e quarenta pessoas em Praga, o enforcamento de vinte e seis e que o número de execuções, incluindo as dos retidos pela Gestapo, se elevava a setecentos e vinte e sete. Na margem superior do artigo, Aristides escrevera a lápis vermelho:

    " Se Hitler ganhar a guerra transformará a Europa num imenso campo de execuções e ao longo dos muros das cidades instalará os matadouros da fuzilaria; as fronteiras serão demarcadas por filas alinhadas de forças triplas."

    pág.278/279


    Bom Ano, Loira, e boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho o ebook... há imenso tempo que quero ler! Aconselhas então :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...